2010-03-04

Novo Favorito - Three Nuns

É sempre agradavel encontrar um novo tabaco de que se goste, e isso foi o que aconteceu com este. Não foi recomendação de ninguém, e até (não sei porquê, talvez pela forma da lata) estava à espera de um flake, mas é um Curly Cut, o primeiro que estou a experimentar.

Virginia e Kentucky Burley e Perique, há um ligeiro aroma para além do aroma do tabaco mas não sou capaz de distinguir o que possa ser.

A foto é de uma lata antiga, as de agora são douradas em vez de laranja e têm as etiquetas assassinas do costume, julgo que o blender seja também a Orlik, o que só me serve para impressionar, como é possivel eles produzirem coisas tão distintas como o OGS, o Dunhill MM 965, o Three Nuns e... o Clan (argh!).

O aspecto do tabaco é bastante curioso, pequenas medalhas um pouco menores que uma moeda de 5 centimos, dá para distinguir várias cores, castanho claro, quase louro, mais escuro e mais escuro... Olhando para ela fico na duvida, é que não vejo nenhum tabaco negro, e o perique (que eu conheço) costuma ser mesmo muito escuro. Esta foto não é muito parecida com o que está dentro a minha lata, não só na minha lata é tudo mais escuro como também as "medalhas" parecem ser mais homogéneas do que estas.

Continuo a ter muita dificuldade em descrever os sabores e odores de um tabaco. Sinto o sabor doce de um Virginia, não o doce muito aberto do Orlik Golden Sliced, é mais parecido com o doce do SG Medium Virginia Flake (aka Golden Glow), depois há o sabor muito activo do Perique, mas julgo que se deve tratar de um perique diferente do da C&D, não só o da C&D é praticamente negro como tem um sabor bastante mais profundo. Este, pica na lingua como qualquer Perique que se preze mas não está em quantidade tal que abafe os outros sabores.
Atenção à Nicotina, embora comece bastante suave, à medida que vai descendo vai desenvolvendo uma certa potência. Para o fim torna-se bastante forte.
Ainda estou a explorar as diversas tecnicas possiveis para carregar o cachimbo, as moedas permitem uma forma nova, stacked, ou seja, empilhadas, no TR dizem que é a melhor maneira, uma pilha com algum tabaco solto em cima para facilitar acender, confesso que ainda não fiz experiências, limito-me a encher o cachimbo e pronto.
Não é que o tabaco em si seja muito agressivo, mas quase sempre fico tão entusiasmado no inicio que acabo sempre por deixar aquecer em demasia, resultado, acabo sempre por queimar um pouco a lingua, mas nada demais.

Resultado: Entrada directa para o meu Top 10, julgo que nº 4. É talvez um tudo nada forte de mais para ser um all day, mas sem dúvida que para depois das refeições é uma boa escolha se não estamos virados para a latakia.

TOP TEN - 2010.03.04
  • Orlik Golden Sliced
  • C&D Red Carpet
  • SG Squadron Leader
  • Bell's Three Nuns
  • Dunhill My Mixture 965
  • GL Pease Union Square
  • SG Medium Virginia Flake (Golden Glow)
  • Synjeco's Wenti Blend
  • Two Friends Heritage (tem vindo a descer, não sei bem porquê)
  • C&D Kajum Kake

3 comentários:

  1. Olá António,
    sou um iniciado no prazer do cachimbo.Gostaria de saber onde costuma comprar o SG Squadron Leader e demais tabacos.Fiz uma visita á Casa Havanesa no Chiado e estava á espera de encontrar uma oferta maior de tabacos de cachimbo.Aguardo uma resposta sua.

    Atenciosamente,
    Ricardo Cristelo Costa

    ResponderExcluir
  2. Por cá não existe.
    Mesmo a Casa Havanesa, para além dos Cavendish aromáticos do costume apenas importa umas 3 ou 4 variedades de tabacos Peterson e outros tantos da Davidoff.
    Da Peterson há que destacar o University Flake (VA/Burley) e o Old Dublin (com latakia) e da Davidoff o Royalty (latakia) e a English Mixture que, apesar do nome não tem latakia, mas tem uns Orientais bastante decentes.
    Gostava de experimentar os outros, mas os preços são tais que não me decido a gastar mais de 20 € por uma coisa que acho que nem vou gostar.

    ResponderExcluir
  3. http://www.pipesandtobaccos.com/
    É a minha "fonte" mensal e claro que ooo vai encontrar o SG Squadron Leader entre um mundo de outros tabacos.
    O Daniel é um "gentleman" e as encomendas demoram entre 7 a 10 dias a chegar.
    Os preços são "decentes" mas nada melhor que dar uma espreitadela. A propósito o "mestre" que me descobriu esta loja foi o Vasco num post antigo neste seu excelente blog.

    ResponderExcluir