2009-10-04

review - GL Pease - Barbary Coast

GL PEASE - BARBARY COAST

A razão porque estou a escrever um artigo sobre este tabaco é a sua Tin Note (odor na lata). Já encontrei vários tabacos com um odor muito agradável, por exemplo, o Calumé ou o Heritage, mas este é diferente. O Barbary Coast tem um odor tal que eu seria capaz de jurar que estava a cheirar um calice de Ginginha... É verdade, depois também me ocorreu que é o cheiro/sabor dos bombons Mon Cherry. À minha mulher, fez-lhe lembrar um bombom da Garoto com sabor a banana... Confesso que eu não consigo cheirar nenhuma banana neste tabaco, mas ela sim. Este odor não aparece depois no fumo, que não me pareceu nada de extraordinário, mas ainda estou em fase de o experimentar e de encontrar um cachimbo onde ele funcione bem, portanto ainda é cedo para fazer uma analise mais profunda. Tem um problema, é dificil para um principiante (eu) fazer um packing correcto do cachimbo com este tabaco, o cubed Burley embora bastante apreciado pelos Burleymaniacos é extremamente propicío a entupir a passagem de ar, só isto põe de lado o uso de cachimbos com filtro ou outros em que o PC não passe com facilidade, já que tenho que usar um PC com alguma frequência enquanto o estou a fumar. Também vem demasiado humido, tentei fumar-lo directamente a partir da lata mas não vale a pena, é um gasto de gás. Bom, talvez não seja bem assim, quando comecei a fumar Orlik Golden Sliced (OGS) também senti o mesmo problema, e tinha que o deixar secar aí 1 horita antes de o conseguir fumar. Hoje gosto muito mais dele direitinho da lata, e não tenho problema nenhum em manter o cachimbo aceso mesmo até ao fim.

A descrição na lata reza assim:

The finest cube-cut Burley, chosen for its deep, nutty flavors, forms a robust foundation for this sophisticated blend. Rich, red Virginia tobaccos are added for their subtle sweetness and complexity, while the unique spice of perique provides added dimension. A delicate kiss of brandy polishes the blend to a perfect finish. Barbary Coast is delightfully satisfying, with hints of black walnut, dark chocolate, and dried fruits. Slow burning - the perfect "all-day" smoke!



Conclusão: Um tabaco a explorar. Os componentes são obviamente de muito alta qualidade mas ao contrário do Heritage onde toda a dimensão nos salta imediatamente à cara o Barbary Coast é mais subtil e tem que ser apreciado, lembram-se do comercial da Água Tónica que dizia que era um sabor de que se aprende a gostar? É a mesma coisa, acho que no fim da lata vou ter que encomendar mais umas quantas.

5 comentários:

  1. Tenho seguido com muita atenção o seu blog que tem excelente qualidade e é um oásis na falta de quem em Portugal queira compartilhar as suas experiências nesta repousante área do cachimbo.
    Sobre o tema GLPease, gostaria de lhe sugerir o Westminster (tenho comprado na Synjeco) que é um perfeito english blend com as proporções equilibradas e com o maravilhoso (mas não ofensivo) Latakia a fazer as honras da casa.
    Room note bastante agradável sem bit tongue digno de registo e para os apreciadores de English mixture verdadeiramente soberbo.
    Obrigado pelo seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo elogio. Há realmente um defice de informação sobre cachimbos em Portugal. Mas a verdade é que é muito mais facil para algumas pessoas transmitirem o conhecimento presencialmente do que escrever sobre ele. Eu integro melhor o que vou aprendendo se escrever, apesar de escrever umas bacoradas de vez em quando.

    Obrigado pela sugestão, vou ver se em Dezembro mando vir uma lata.
    Da GLP já experimentei o Union Square, que é formidavel para primeiro cachimbo do dia, o Barbary Coast, que me está a deixar algo desiludido, gosto mais de o cheirar do que de o fumar :-) e o Key Largo, que apesar de não ter nada de especial a comentar sobre ele despachei a lata em grande velocidade.

    Eu sou um grande apreciador (estou a ser algo pomposo, o correcto é consumidor) de Latakia.
    Uma das minhas grandes penas foi ter chegado demasiado tarde a este mundo para provar o Nightcap (pré Murray) e o Bohemian Scandal (da GLP).
    Já experimentei o Night Cat e o Elephant Dung da Synjeco e alguns outros, mas a minha Latakia preferida é realmente o Squadron Leader do Samuel Gawith.

    ResponderExcluir
  3. Abri hoje a lata de Barbary Coast e enchi meu fornilho. Queimou bem, sem problemas que pensei que eu pudesse ter por causa do corte. O odor da lata é exatamente como sua esposa o descreveu: bombons Caribe da Garoto. hehehe... No entanto, o aroma não fica nem na room note ou no próprio sabor do tabaco, que só me sabe a nozes. A room note é pouco definida, não carregando nenhum odor especialmente agradável em si. Mas algo que gostei foi a leveza deste blend, e acho que ele pode vir a ser um bom all-day smoke.

    ResponderExcluir
  4. Decididamente o Barbary Coast não se revelou ser dos meus tabacos preferidos. Tive que me obrigar a acabar de fumar a lata. Ao contrario dos VAs que melhoram com a idade e que em certos casos são bem melhores depois de secos, o BC não, quanto mais seco ficava pior era o sabor.
    Não duvido que este sabor derivasse da minha dificuldade em o manter aceso, resultado, aquecia demais o que causava a destruição do sabor. A ser assim, o BC revela-se um tabaco só para fumadores experientes.

    ResponderExcluir
  5. Vasco, estou longe de ser um fumador experiente! Talvez as minhas experiências só tenham sido diferentes das suas. :)
    Ainda não tenho opinião formada sobre o BC. Hoje fumei mais dois fornilhos em cachimbos diferentes e com métodos de enchimento diferentes e ainda não cheguei a uma opinião concreta. Só sei é leve, não aquece o cachimbo de jeito nenhum e não parece excessivamente aromatizado, configurando assim um bom tabaco all-day smoke sem nenhuma característica marcante. Eu esperava um pouco mais, dado o que as pessoas dizem desse tabaco, ainda que ele não me seja mau. Vou para o meu quarto fornilho de BC agora, em outro cachimbo, tentando obter uma opinião mais definitiva.

    ResponderExcluir