2009-11-17

Os aromáticos revisitados - GH Rum Flake

Como comecei a fumar cachimbo sem ter um mentor as minhas escolhas no inicio resumiam-se ao que se encontra actualmente nas papelarias e praticamente na única loja on-line em Portugal.
Ou seja, Borkum Riff... Hoje em dia, posso dizer que, a não ser que tenha uma grande recomendação, evito todo e qualquer blend que contenha Cavendish como veiculo de aromas.
É o caso do TF Heritage, tem Cavendish, mas apenas BUC (black unsweetened cavendish) que só contribui para tornar o fumo mais aveludado e não para o aroma, apenas por mim nunca o iria experimentar, e afinal, é uma mistura espetacular.

Resolvi então experimentar outra vertente dos aromáticos. Os VA flakes aromatizados.


Estou neste momento a fumar Rum Flake da Gawith Hoggarth, reconheço que tinha algumas duvidas porque a maior parte dos reviews dizem que têm um gosto algo floral e a caracteristica soapiness (não existe uma palavra para isto em português, dizer sabor a sabão não seria justo) dos tabacos de Kendal (zona do Oeste de Inglaterra, por alturas da Ilha de Man).
Bem, é verdade. Tem um gosto algo floral, tem alguma soapiness (mas nada como o exagero do St. Bruno) e tem um sabor/odor a Rum, que no total resulta bastante bem. É um flake bastante fino que se desagrega com muita facilidade. Tem um sabor doce mas este também não é em demasia.
Por mais que tente não consigo encontrar nenhum vestigio de sabor a baunilha.



"THIS SWEET RICH FLAKE COMBINES THE NATURAL SWEETNESS OF SUN CURED TOBACCOS, WITH FULLY RIPE VIRGINIAS AND BURLEYS. THE CASINGS AND TOP FLAVOURS INCLUDE RUM, LICORICE AND VANILLA, ALL OF WHICH CONTRIBUTE TOWARDS PROVIDING A NOTABLY SATISFYING SMOKE."

Funciona bem em cachimbos de tamanho médio e se não for fumado lentamente tende a perder o sabor. Até agora ainda não me tentou morder a lingua, apesar de já o ter deixado aquecer bastante.
Acho que perde bastante sabor quando fumado em cachimbos com filtro de carvão (9 mm) .


Dado que no global se afasta bastante dos VAs, VA/Per, balkan ou English standard não quero fazer uma recomendação absoluta, porque não é simplesmente uma questão de odor/sabor, mas também da qualidade do fumo (a tal soapiness), não acho que aqui se possa dizer que quem gosta de aromáticos vai gostar deste, ou quem gosta de VA flakes vai gostar deste...
Acho que a única indicação absoluta que consigo dar é que tem que se gostar de tabacos doces, e na minha opinião não sendo demasiado doce é bastante mais doce que o que estou habituado a fumar.


Considero que seja uma excelente variação da rotina de VA e English mas apenas isso, não vai entrar para a minha rotação diária, mas desconfio que estas 50g não vão durar muito tempo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário