2009-05-20

Restauração de cachimbos

Durante um fim de semana passado na Figueira da Foz fui meter o nariz numa feira de velharias, encontrei dois cachimbos bastante usados mas que me pareceram estar em boas condições, não eram nada de especial, nem sequer são de nenhuma marca que eu conheça. Estavam bem sujos, por certo foram bastante fumados. Suspeito que o dono tenha sido o mesmo porque as marcas de dentes na boquilha são virtualmente idênticas. E o preço foi bom, 5€ cada.

Estavam neste estado:

Apesar de não apresentarem nenhum cheiro (possívelmente por não terem sido fumados nas últimas decadas) resolvi fazer-lhes o tratamento do sal e alcool. Da primeira vez o sal ficou completamente castanho, a camada superior ficou praticamente preta. Depois do primeiro tratamento retirei algum cake com lixa e repeti. Da segunda vez apenas o sal de cima ficou acastanhado, tudo o resto saiu limpo. Portanto passei aos metodos mecânicos.
Com uma lixa retirei quase todo o cake do interior e limpei bem o topo, apesar de ambos estarem em excelente estado.
As boquilhas receberam outro tratamento.
Primeiro o interior, pipe cleaners molhados em alcool, devo ter gasto uns 20 com cada uma, mas por fim deixaram de sair castanhos e passaram apenas a vir ligeiramente amarelados.
Depois o exterior, como podem ver pelas fotos as boquilhas são de ebonite e estavam completamente oxidadas. Portanto, foi necessário recorrer ao banho...
Água morna com alguma lexívia normal, nada de lexívia delicada nem com oxigênio... Deixar pelo menos 1 hora de molho, deve-se rodar o recipiente para melhores resultados.
Depois de tirar do banho lavar muito bem em água corrente e não esquecer de passar pelo menos mais um pipe cleaner molhado em alcool, se não se fizer isto vai ficar um gosto a lexivia.

Depois foi lixar tudo com lixa fina, primeiro com lixa da 600 girt e depois acabar com lixa de 1200 girt.

Foi nesta fase que a minha mulher me disse que eu não percebia nada do assunto e tomou conta do assunto. Voltou a lixar tudo muito mais energeticamente o que conduziu a resultados muito mais interessantes, e depois deu polimento com uma pomada de tratamento de couro à base de cera de abelha. Isto porque não conseguimos encontrar em lado nenhum nem verdadeira cera de abelha nem muito menos cera de carnauba que é o que deve ser usado.
Mas o resultado ultrapassou todas as minhas espectativas.
Não fosse Portugal o país que é e já amanhã a minha mulher estaria a abrir um atelier de ressurreição de cachimbos, ambos os cachimbos estão como novos, se o vendedor os visse agora ía ficar azul já que poderiam ser facilmente vendidos por 5 vezes (ou mais) o preço que paguei.
Abaixo ficam as fotos do estado final dos cachimbos que não só agora têm um optimo aspecto como também fumam muito, muito bem...


A partir de agora vou passar a frequentar todas as feiras de velharias que encontrar, não com o objectivo de encontrar cachimbos de grandes marcas, mas apenas cachimbos normais ao preço da chuva, já que agora sei que nas mãos de alguém realmente talentouso (no caso a minha mulher) um cahimbo pode ser restaurado a um nivel tal que nem vale a pena andar a comprar cachimbos novos.

Boas cachimbadas...

13 comentários:

  1. Respostas
    1. ceras encontra em casa do restauro
      T. 213144666
      Lg. de São Sebastiao da Pedreira N49

      1050-209, LIsboa
      ai encontra tudo para rrestauro
      estou em franca mas e de la que vem
      um abraço
      joao

      Excluir
  2. Boa noite, estou iniciando no uso dos cachimbos, para minha feliciade encontrei a venda em uma loja de usados um porta cachimbos que veio com um cachimbo com a marca st. Gallen, gostaria que se possivel detalhasse mais o processo de "ressureição" deste cachimbo para que eu possa ter tão prazeiroso resultado que descreve.

    Cleber

    ResponderExcluir
  3. Bom St. Gallen é na Suiça, é possível que seja um cachimbo dessa proveniência. Gostaria de ver algumas fotos dele. A limpeza de cachimbos até certo nível não é complicada. Resume-se a limpar o interior e o exterior. A restauração e reparação é outra coisa.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela descrição.
    Estou a iniciar-me na recuperação de cachimbos antigos e este post foi uma ajuda.
    Encontrei esta loja online http://www.uktobacco.com/acatalog/uktobacco_com__Pipe_Accessories_70.html com alguns acessórios que são capazes de lhe ser úteis, incluindo polimento para o exterior (que penso ser cera de carnauba).
    Podia detalhar um pouco mais o processo de limpeza do exterior da chaminé? E onde comprar as lixas apropriadas?
    Muito obrigado pela informação deste post e mais uma vez os meus parabéns.

    Luis

    ResponderExcluir
  5. Caro Luis,

    As lixas não têm que ser especiais, para a limpeza tanto dá, podem ser de madeira, verniz ou mesmo ferro, o que importa aqui é o Grit, (hummm, não sei qual é o termo em português). Convém ter uma variedade de "grãos" (???), tipo 220, 400, 600, 800, 1000 e 1200.
    O processo de deixar a madeira bem lisa tem que ser crescente, se se passar de uma lixadela a 220 para 1200 vai ficar cheio de riscos, tem que se ir subindo lentamente.
    É claro que em situações normais não é necessário lixar o cachimbo a 220, basta simplesmente a 800 e com uma mão bem leve e subir a partir daí.
    O essencial é sempre mão leve... :-)

    ResponderExcluir
  6. http://www.pipemakersforum.com/forum/

    Se o inglês não for problema, aqui vai encontrar muita informação útil.

    ResponderExcluir
  7. Ficaram fabulosos.
    Eu tenho um de marca Silvano. Por acaso conhece?
    Hoje comprei um em segunda mão para tentar restaurar da marca Butz Choquin.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia caro amigo. Eu moro no Brasil e tenho uma boa coleção de cachimbos, quase todos comprados usados.
    Eu mesmo faço os restauros e quase sempre ficam muito bons.
    Aqui no Brasil pouca gente fuma cachimbos, no entanto, é fácil encontrar cera de carnaúba. um kilo não custa mais que 20 euros e dá para polir centenas de cachimbos.
    Se você polir os seus cachimbos com uma mistura de cera de carnaúba, cera de abelha e terebentina, eles vão parecer novos.
    Na próxima vez que eu for a Portugal vou levar muita cera de carnaúba.
    Abraços e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, uma mistura de carnauba com cera de abelha é mais fácil de aplicar mas também sai com maior facilidade.
      Julgo que a terebentina só é usada para permitir a aplicação das ceras manualmente, ou seja, sem usar uma roda de polir, é claro que é muito mais prático. Julgo que a terebentina tem um cheiro bastante activo, mas provavelmente depois de secar deve desaparecer completamente.
      Já vi carnauba no catalogo de empresas de produtos químicos, mas nunca numa loja para venda ao publico. A que eu tenho trouxeram-me do Brasil.

      Excluir
  9. caro Vasco, não sei se moura em lisboa, mas conheço algumas drogarias antigas que ainda têm carnauba,como por exemplo, por baixo do Bráz e Bráz, na rua principal, por trás do mercado de Alvalade e também na Baixa.Vem em flocos (parece comida para peixes) é só derreter, formar um bloco numa forma, para depois encostar na roda de polir e aplicar.E 100 grs dão para uma eternidade.Experimente e depois publique.Saudações e boas cachimbadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Desconhecido,

      Obrigado por essa informação, vou ter que ir à Baixa um dia destes, e pensar que em criança ía lá quase todas as semanas, e agora acho que nem todos os anos lá vou... Lembro-me vagamente que o Braz e Braz (ainda existe ?) era ali a modos que entre a Praça da Figueira e os Restauradores, acho que se for passear para ali vou lembrar-me :-)
      Eu tenho cerca de 1 Kg de 2 tipos, uma mais escura e aparentemente mais dura e outra mais clara e macia, esta suspeito que talvez tenha alguma mistura de cera de abelha.

      Excluir