2009-04-04

Novos cachimbos

Chegou o Stanwell da Austrália.
Foi um achado em termos de preço/qualidade, mas a boquilha vai ter que ser trocada. É a boquilha original da Stanwell, mas deve ter em tempos levado muita pancada, porque foi lixada extensivamente, de tal modo que a aparencia nem é má, mas a ponta está demasiado fina para ser confortavel na boca. Vou leva-lo à Casa dos Cachimbos para ver se dá para fazerem uma boquilha nova, já agora em acrilico.
Em termos de funcionamento é muito agradavel, o fornilho é bem largo o que o torna um bom cachimbo para fumar flakes (infelizmente os únicos flakes que tenho são de Erinmore que não é dos meus tabacos preferidos).
Não é um bom cachimbo para fumar tabaco mais húmido, nessas condições tenho dificuldade em o encher correctamente. Sim, falta de experiência, eu sei...
É um Stanwell forma 37 (hand made, Vulcano seater).


Faz hoje uma semana que comprei o meu primeiro cachimbo a sério, nada de particularmente caro mas de muito boa qualidade.
É um Canadian rusticated do Aldo Velani. O odor a madeira era tão delicioso que até tive pena de o acender pela primeira vez.
Tenho vindo a fumar Presbyterian, MacBaren Mixture e Havanezas 1864, mas acho que não está com muita vontade de formar cake, se calhar vou fazer como fiz com os primeiros cachimbos que formaram um cake muito bom à base de vários Borkum Riff.
Mas a verdade é que o tenho vindo a fumar muito pouco, não mais de uma vez por dia, é bonito demais para lhe encher (já) a boquilha de marcas de dentes (sou fumador à muito pouco tempo, ainda tenho os dentes afiados 8-).
A única coisa que não gosto nele é algo que certamente acontece com todos os cachimbos direitos sem filtro, a primeira vez que se chupa ainda com ele apagado para ver se o tabaco não está muito apertado traz normalmente uma nuvem de pó de tabaco directamente para a boca... Eu pelo menos acho isto um bocado desagradável. Estou a ultrapassar isto enfiando um cleaner ligeiramente humedecido no cachimbo antes de o carregar, mas como nunca vi este problema descrito devo estar a fazer alguma coisa errada.
Este cachimbo foi uma recomendação directa do Felipe Calixto da Sua Excelência com base no meu orçamento. Um muito obrigado para ele já que não podia estar mais satisfeito com a sugestão, nos poucos minutos de conversa ele leu perfeitamente os meus gostos, isto falando de cachimbos, não teve tanto sucesso relativamente a tabacos, 8-))).



Para contraste, ontem comprei no Colombo um nose warmer super barato (13 €) com um formato tão estranho que não sou capaz de o classificar.
A este preço acho que fiz uma compra excelente, é de madeira, mas tenho algumas dúvidas que seja Briar (urze).
Tal como o Vauen está envernizado, mas vou rodar-lo umas semanas e depois removo o verniz com o Dremel aposto que vai ficar muito melhor.
Não é que ele fume mal, mas o facto é que vem com um sistema de efeitos sonoros que se ouve a metros de distância. 8-) Parece o meu miúdo (5 anos) a beber Coca-Cola por uma palhinha.
A forma estranha até que o torna bastante confortavel na mão. Também não consigo perceber porque é que fuma tão frio, um cachimbo desta (baixa) qualidade deveria aquecer mais que o Vesúvio, mas o certo é que não, enfim, uma surpresa agradavel.

Afinal consegui eliminar uma boa parte dos efeitos sonoros simplesmente removendo o pinchavelho de metal que supostamente funcionaria como arrefecedor. Na prática não me parece ter muita utilidade e tem a desvantagem de entupir com muita frequência. Assim está bem melhor, graças a Deus que não era cravado na boquilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário