2009-05-30

Virginia Flakes

Quando eu pensava que tinha encontrado a minha orientação relativamente a tabacos apareceu algo de novo (para mim) que me faz pensar que nem sequer vou explorar muito as vertentes dos blends com latakia e outros orientais.

Um amigo de passagem por Portugal deixou-me esta lata:

Reconheço que nunca tinha ouvido falar, e acho a lata tão feiosa que não é provavel que a tivesse comprado por acidente. Só que, na verdade contém um tabaco delicioso, que ele compara com vantagens relativamente a outros VAs reconhecidamente de qualidade superior, nomeadamente o Orlik Golden Sliced e o Full Virginia Flake do Samuel Gawith.
Só vou poder fazer uma comparação na próxima semana (espero) quando receber mais uma encomenda da Synjeco onde consta o OGS e o FVF.
Em qualquer dos casos estou extremamente satisfeito com a descoberta, pois este é um tabaco que se pode fumar facilmente o dia todo.
Só uma nota interessante, há duas maneiras (principais) de fumar flakes, rubbed out ou seja, desfeitos, e folded, ou seja dobrados. Este flake em particular é muito melhor quando fumado folded. Dobrar apenas 1 vez na horizontal e enfiar na vertical num cachimbo relativamente grande, um billard por exemplo.
Se for fumado rubbed perde-se muito relativamente à evolução do sabor já que este se mantem praticamente constante e também queima substancialmente mais depressa. Quando fumado folded o sabor vai evoluindo, ficando cada vez mais profundo e doce à medida que se vai descendo, em virtude do tabaco da parte inferior ir sendo lentamente cozinhado. O último 1/3 é positivamente delicioso.

A cereja no cimo do bolo... Ao contrario do Virginia Nr. 1 da Mac Baren que também é um tabaco muito saboroso, o Richmond Navy Cut é virtualmente biteless, ou seja, não queima a língua, mesmo quando se deixa aquecer demasiado o cachimbo.

Onde o encontrar é que já não é tão facil. Esta lata foi comprada na freeshop do Aeroporto de Munique e pode ser que seja relativamente facil de encontrar na Alemanha.
Online apenas a encontrei no site http://www.pfeifen-online.com/shop/index.php que eu nunca usei pelo que não posso dizer se é recomendavel ou não.
Nesses paises decentes, o preço é apenas uns agradaveis 7,75€.

Conclusão: Recomendado ao máximo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário