2011-03-05

Dunhill de Volta


Talvez a noticia mais interessante dos últimos meses é que os tabacos da Dunhill estão de volta ao mercado Americano, depois de um hiato de alguns anos assisti nos foruns a uma verdadeira celebração publica. Mesmo aqueles que eu vi escrever "estão verdes, não prestam" estavam obviamente em êxtase absoluto.
As reacções não se fizeram esperar, não é nada parecido com o que era nos anos 70, ou 80, ou 60, não sei, assisti a um misto de alegria e desapontamento, mas o mais curioso é que, de uma maneira geral, embora façam questão de dizer que não tem nada a ver, muitos dos old timers voltaram a colocar um dois ou três tabacos Dunhill na sua rotação.
De longe, aquele a que vejo mais referências é o My Mixture 965, curiosamente o único que até agora eu tive o prazer de fumar 2 latas. E embora a minha experiência seja relativamente pequena, posso dizer desde já que há algo muito diferente no tabaco da Dunhill.

Eu já fumei vários Peterson, vários Davidoff, vários Samuel Gawith e Gawith Hoggarth, vários aromáticos alemães da Planta e da MacLintoc, dos americanos já fumei da C&D e do GL Pease, já fumei blends da Synjeco e do Schürch, um sem numero de Borkum Riff e até Clan. Também fumei Prince Albert, Walnut, St. Bruno e Prebiterian Mixture, e, posso dizer que, há mesmo qualquer coisa de diferente no My Mixture 965 que não tem paralelo em qualquer outro que eu tenha fumado. Não quer isto dizer que ache que seja o melhor tabaco do mundo, se me dessem a escolher entre o MM 965 e o OGS talvez, talvez acabasse por escolher o MM 965, mas com uma certa pena, porque em termos de sabor, o OGS é mais do meu agrado. Mas o sabor não é tudo, há algo no 965 que transcende o simples sabor, é mesmo o verdadeiro tabaco de cachimbo.

Outra noticia recebida hoje (e de certo modo a razão para este artigo) é que a Synjeco mandou hoje um mail a todos os clientes a anunciar a volta do Dunhill à Suíça. Hoje voltaram a estar disponiveis os seguintes tabacos:

  • De Luxe Navy Rolls
  • My Mixture 965
  • Early Morning Pipe
  • Nightcap
  • Royal Yacht
  • Standard Mixture
  • Mellow Mixture





Com excepção do De Luxe Navy Rolls que é um Virginia/Perique todos os outros são misturas inglesas com Latakia.
O Nightcap faz parte do meu imaginário, por tudo o que tinha lido quando comecei a fumar cachimbo encontrar uma lata de Nightcap era o que eu queria mais. Hoje o desejo já não é tão intenso, já fumei muitas misturas com Latakia, posso esperar serenamente a oportunidade. Até porque, nos últimos tempos o meu gosto tem derivado mais para o lado do Perique do que da Latakia.
A seu tempo irei experimentar todos, e, a você caro leitor, sugiro que faça a mesma coisa, porque, se houver nem que seja uma vaga semelhança com o MM 965 vai ver que vale a pena.

Disclaimer: Eu não tenho qualquer relação comercial com a Dunhill, e até acho que em termos de cachimbos é mais hype que outra coisa. E com a Synjeco sou apenas cliente. Não estou a tentar vender nada, este é apenas, como se diz agora, um artigo de opinião.

13 comentários:

  1. Bom ver artigos novos por aqui! :D

    Tenho aqui comigo latas de EMP, SM e RY, adquiridas da nova fase Dunhill. Ainda estão todas lacradas, aguardando a vez de serem abertas, mas as expectativas são boas. Já ouvi gente falando muuuito bem da nova EMP, e acho que vai ser a primeira dessas que serão abertas. Das novas, provei apenas o Dunhill Flake, que achei bem interessante (ainda que eu prefira o Orlik Golden Sliced). De qualquer forma, é uma boa notícia para nós, cachimbeiros, num tempo em que as coisas tendem a sumir e não voltar mais.

    Saudações do Brasil!

    ResponderExcluir
  2. Já vi umas fotos do Dunhill Flake e fiquei pensando em como seria em comparação com o OGS, há algo no seu aspecto que me fez pensar nos dois.

    ResponderExcluir
  3. António.
    Quero lhe parabenizar pelo excelente blog.
    Aqui se encontra ótimos artigos e bons materias para iniciantes como eu no Cachimbo.
    Um grande abraço.

    Att

    Thiago Cunha

    ResponderExcluir
  4. Mal comparando o OGS com o DF, eu diria que o OGS é muito mais cítrico no início. Sinto um sabor mais definido, bem agradável, sem dominar pela força. O DF já me pareceu um doce mais tímido, mas com as mesmas características de força do Orlik. Bem, fumei apenas um fornilho do DF, mas essas são as minhas primeiras opiniões.

    ResponderExcluir
  5. Uma característica interessante que eu notei no OGS é que só comecei a apreciar todo o sabor, e a notar realmente o aroma a bergamota lá para a 3ª ou 4ª lata. Ao contrário de quase todos os outros gosto mais do OGS relativamente húmido, mais seco tende a perder um pouco os sabores mais subtis.
    E ao contrário de outros flakes fumo sempre o OGS folded, acho que perde muito interesse se for rubbed out.

    ResponderExcluir
  6. Olá Rafael.
    Gostaria de saber onde você compra os fumos para cachimbo?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Anônimo, como no Brasil é praticamente impossível achar bons tabacos, acabo importando de algumas tabacarias norte-americanas. Minhas últimas compras foram feitas todas na 4noggins, que apresenta um ótimo atendimento e um custo x benefício incrível.

    ResponderExcluir
  8. A 4noggins é um e-tayler mesmo muito bom.
    Só o usei uma vez porque em PT todas as encomendas dos USA param por mais de 1 mês na alfandega mesmo que depois não paguem direitos (não pagam se for pouca coisa, abaixo dos 50€).
    Tem uma seleção de tabacos excelente e por todos os comentários que oiço um serviço ao cliente de primeira qualidade.

    ResponderExcluir
  9. É verdade. O preço também é excelente! Eu pensava que as coisas andavam melhores em Portugal, mas pelo jeito todos estão sendo mesmo destituídos de seus direitos. O problema de comprar na 4noggins do Brasil é que depende de um pouquinho de sorte... A encomenda pode voltar ou ser taxada, chegar em duas semanas ou jamais (a minha última encomenda tem mais de 50 dias e até agora nada...). Bem, vamos torcer.

    ResponderExcluir
  10. Rafael, comprei 3 tabacos na 4noggins, já tem 21 dias de encomenda, será que ainda chega? e a primeira vez que compro lá.A minha ultima compra foi feita na McCranie’s e saiu tudo perfeito. A sua encomenda já chegou?
    Bom estou ansioso com a minha.

    ResponderExcluir
  11. Também não conheci os antigos da Murray's. Destas novas latas, já fumei uma de Standard Mixture. Gostei e não me importaria de voltar a fumar, mas talvez devido às grandes expectativas, de tanto ler sobre a lendária marca, não me surpreendeu. Achei um tabaco equilibrado, que segundo entendo tem orientais e não Latakia, que satisfaz mas nada mais.

    Acho que há, como tudo na vida, uma tendência a exagerar a qualidade dos tabacos que já desapareceram. Não duvido que fossem melhores do que os que agora se fazem, mas o facto de serem agora raros e de estarem associados aos bons velhos tempos na memória das pessoas, faz com que se exagere um pouco. Dito isto, gostava mesmo muito de experimentar um balkan sobranie, um bengal slices, ou melhor ainda, um Arcadia Mixture :)

    ResponderExcluir
  12. Por favor, onde comprar o Early Morning?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite,

      Infelizmente não conheço nenhuma loja em Portugal que venda qualquer tabaco da Dunhill.
      Deixo dois links de sites onde já comprei com sucesso, se bem que já há uns 4 anos.

      Bollito Pipe (itália): http://www.bollitopipe.it/tabacchi-pipa-dunhill-c-656_657_665.html
      (NOTA: Na página tem uma indicação dizendo que o produto não pode ser comprado on-line, provavelmente de há 4 anos para cá deixaram de poder vender tabaco pela internet)

      Synjeco (suiça): http://www.synjeco.ch/pataall/taba/4030.php?i5s5

      Excluir