2009-03-02

GLOSSÁRIO

AVISO: Alguns dos termos que apanhei de ler tanto em Inglês, podem não ser os termos que normalmente os fumadores de cachimbo portugueses usam.

Blend
Não me soa bem chamar a um tabaco "uma mistura" e também não me parece tecnicamente correcto chamar "um tabaco", já que "um tabaco" é um tipo de tabaco, Virginia, por exemplo. Portanto, quando digo "um blend" é isto que quero dizer.

Room note
O aroma que fica na sala depois de se fumar. Este aroma não é sentido pelo fumador na altura mas apenas pelos que o rodeiam. O uso de um determinado tabaco pode ser uma opção politica para manter a paz em casa.
O room note mais potente que encontrei até agora foi o do Borkun Riff Orange & Honey que perdura por semanas, mas até que é agradavel.

Latakia
Tecnicamente é um tabaco Oriental, mas tem um processo de cura particular que o coloca à parte dos outros uma vez que é curado com fumo, ao contrário do que alguns dizem, tenho uma certeza bastante grande que o fumo não é de bosta de camelo mas sim de madeiras e ervas.
É uma parte importante dos blends do tipo inglês, chegando a constituir até 50% dos mesmos, para alem do sabor e odor peculiar acrescenta uma grande potência ao blend dado o seu alto conteudo de nicotina.
Não é um tabaco para ser fumado puro pela maior parte das pessoas sendo normalmente apenas usado para blending.
Tem apenas duas origens, Chipre e Siria e mesmo assim as suas caracteristicas são diferentes, só o processo de cura é o mesmo. Já encontrei um site que refere que o Presbyterian Mixture contem Latakia da Macedonia mas não encontrei qualquer referência que valide a existência de tal coisa.
Tem um aroma intenso e peculiar mas parece que a room note não é particularmente agradavel, razão porque se diz que os blends com latakia são egoistas.

Perique
Tal como a Latakia o Perique é um tabaco exclusivamente para blending, tem um grau de nicotina bastante alto e dá um sabor picante à mistura.
É excusivamente produzido no Luisiana (USA) em St. James Parish, pelo que dizem existe apenas uma exploração que produz o Perique original (Percy Martin), sendo que a quantidade produzida é bastante pequena, já que, por definição, o Perique apenas pode ser cultivado numa área de poucos Kms quadrados.
O pouco que é produzido anualmente é quase todo consumido pela industria dos cigarros. O que é usado no tabaco de cachimbo é uma variação obtida usando o mesmo processo de cura em tabaco do tipo Burley.
Quando é usado apenas para spicing as percentagens usadas são muito baixas, mas existem blends que usam quantidades maiores, os chamados VAPER (Virginia + Perique), uma grande vantagem dos VAPER é que o Perique tem caracteristicas ácidas, o que ajuda a minimizar as caracteristicas básicas dos Virginias que causam os tão desagradaveis escaldões na lingua.

Orientais (fonte: www.pipedia.org)
Os tabacos Orientais são os origináros do Mediterrâneo. Têm um sabor amargo/doce e embora também sejam um tabaco para spicing (tempero) os blends do tipo Balkan contêm uma grande percentagem deste tipo de tabaco, já que ao contrário da Latakia ou do Perique não são muito potentes em termos de nicotina e podem ser fumados sozinhos, embora talvez isso não seja muito divertido.
Existem vários sub-tipos que são agrupados por região de produção. Yenidje e Smyrna da Grécia, Samsun e Izmir da Turquia, Drama da Macedónia e Xanthe da região da Tárcia (principalmente na Grécia).
Actualmente o tabaco Turco vai quase todo para a indústria de cigarros, pelo que o que é usado no tabaco de cachimbo é uma mistura conhecida por basma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário