2009-03-12

Tabaco a sério. Finalmente

Ontem, foi o dia em que experimentei finalmente um tabaco a sério.
Foi a confirmação que realmente os meus gostos apontam em direcção da latakia e não na dos aromáticos tradicionais.
O Presbyterian foi realmente a apresentação, a Wenti Blend da Synjeco foi a confirmação. Não é a mistura tipica inglesa já que não tens os tais aromas florais e a soapiness que a literatura indica como caracteristicas (e que eu tenho algumas duvidas que seja 100% do meu agrado), mas tem a Latakia em quantidade decente para dar uma boa dose de corpo e um Virginia doce maravilhoso.

Foi tudo perfeito. O corte da mistura é a ideal. A humidade do tabaco estava perfeita, o que não é de espantar porque saiu de um pacote fechado a vacuo acabadinho de abrir. O timming foi perfeito, imediatamente a seguir a um bom almoço. E finalmente a cachimbada foi perfeita, só tive que re-acender uma vez logo no inicio, e o resto foi todo seguido, e o todo seguido demorou uns 40 minutos, no meu cachimbozinho que não leva mais de 2.5 gramas.
A companhia também era perfeita, quem melhor que o Rui Bana e Costa e o José Tomé para nos apresentar ao melhor que o universo do cachimbo tem para nos dar.

Foi a primeira vez que pude realmente distinguir as 3 fases da cachimbada.
A principio nem é nada do outro mundo, fiquei a pensar que o Presbyterian até era melhor, mas o sabor vai evoluindo até que aos (aproximadamente) 15 minutos como que há um click e o sabor e principalmente a potência mudam nitidamente... A minha reacção e acho que a de qualquer outro que experimente esta mistura pela primeira vez é de "epá... isto afinal é bom. Parecia assim-assim e afinal..." Durante esta fase, acentua-se o sabor doce, a quantidade de nicotina é mais alta mas o fumo mantem-se completamente suave e frio. O sabor volta a mudar lá pelos 30 minutos, reduz-se o aroma adocicado e aumenta o sabor a tabaco, a latakia continua a dar power ao fumo mas não parece intreferir muito no campo do sabor, a mim pelo menos pareceu-me que estava a saborear o(s) Virginia(s) embora o sabor não fosse muito doce, reconheço que posso estar errado, como felizmente me oferceram tabaco suficiente para mais 3 ou 4 cachimbadas vou tentar elaborar esta descrição, e, por essa altura também já espero ter a minha encomenda a caminho, porque, sem qualquer duvida, este é um tabaco que eu vou passar a fumar.

Mas acho que ainda tenho que trabalhar um pouco na técnica, não há como uma conversa interessante para nos ajudar a fumar correctamente, d-e-v-a-g-a-r... Estar sozinho em frente do computador a escrever não é a postura correcta. Desde a primeira prova fumei este tabaco mais 3 vezes no mesmo cachimbo, em nenhum caso consegui reproduzir os mesmos efeitos, é curioso.

Este blend pode ser encomendado online do site da Synjeco - http://www.synjeco.ch/pipesandtobaccos/tobaccos/tobaccoall.htm escolhendo no menu à esquerda Synjeco Blends e depois Mixtures. É vendida apenas em bulk e pode-se encomendar desde 50g até kilos e kilos... :-) Julgo que o tamanho ideal é o saco de 250g que tem a vantagem de vir selado a vacuo, o saco é de uma qualidade excepcional, não há que ter receio de que o tabaco seque ou perca o sabor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário